Como reduzir o lixo doméstico?

"A dica mais óbvia é consumir menos

{txtalt}

Ao comprar apenas o que é necessário, deixando de lado aquisições supérfluas, estamos naturalmente reduzindo nossos descartes. Por isso, antes de comprar qualquer coisa, pergunte-se: "Preciso mesmo disso?". Preparar alguns tipos de alimentos em casa (como bolos, tortas, sanduíches) em lugar de comprá-los prontos na padaria ou no supermercado também ajuda, pois diminui o consumo de embalagens. No tópico reúso, vale a máxima: antes de jogar fora algo que quebrou, rasgou ou ficou danificado e comprar um novo, tente consertar. Isso vale para roupas, sapatos, eletrodomésticos etc.

Quem tem crianças por perto pode fazer brinquedos artesanais com caixas de ovos, rolos de papel higiênico, tampinhas plásticas e caixas de leite longa vida. A maioria das escolas também recebe esses materiais para suas oficinas de arte. Por fim, prefira produtos recicláveis e de maior durabilidade, como pilhas recarregáveis no lugar das comuns.

Um bom incentivo é o caso de uma família americana de classe média que se lançou um desafio: não gerar nada ou quase nada de lixo ao longo de 2008. Adotou atitudes simples baseadas nos três "Rs" (reduzir, reutilizar e reciclar) e, até agora, já viu seu lixo minguar de 70 para 12 quilos mensais. Acompanhe a experiência em www.thewastediet.com."

Por Yuri Vasconcelos
Revista Vida Simples - 05/2008



Nenhum comentário: